CUIDADOS BÁSICOS
Alimentar um filhote de papagaio manualmente é uma tarefa um tanto trabalhosa, mas aves criadas na mão tornam-se animais de estimação dóceis.Existem rações balanceadas para psitacídeos,que vêm prontas para o uso.São palatáveis (saborosas) e contém todos os nutrientes que a ave necessita em doses corretas.A mistura de rações comercias com outros ingredientes alimentares será prejudicial,alterará a composição e concentração dos nutrientes portanto o balanceamento nutricional ideal para um desenvolvimento saudável..A freqüencia da alimentação depende da idade, dieta e desenvolvimento das aves.
Idade Freqüencia
31 dias até desmame 3x ao dia.
Devemos palpar o papo antes de cada alimentação.Ele deve estar vazio ou quase vazio. Deve-se fornecer uma alimentação fresca em cada refeição,sendo assim a sobra deverá ser descartada e não refrigerada e ultilizada mais tarde.A proporção é de duas partes de água para uma parte de ração (em volume), a temperatura do alimento deve ser de aproximadamente 37c ou se já não queimará o dorso da nossa mão quando despejarmos uma pequena quantidade da papa,esta técnica é utilizada quando não temos um termômetro.O aquecimento em microondas não é aconselhável resulta em queimaduras do papo. Aqueça primeiro a água depois misture a ração até obter uma consistência pastosa e uniforme. Deixe e o filhote ingerir a papa de acordo com seu próprio ritmo, se forçar esta operação poderá fazer com que o animal se engasgue.A quantidade é em media de 50ml por refeição que poderá ser administrada através de seringa de 20ml ou por uma colher de chá dobrada, formando bordas laterais. O desmame deve ser feito aos poucos e pode durar até 2 meses, oferecendo ração e papa.
ALIMENTAÇÃO DO PAPAGAIO ADULTO
Papagaios brincam muito com o alimento levando a um grande desperdício .No mercado já podemos encontrar rações próprias para psitacídeos, que vêm prontas para uso.São rações balanceadas que contém todos os nutrientes que a ave necessita em doses corretas.Não confundir a ração balanceada com as misturas de sementes, que permite à ave separar os itens alimentares que mais gostas dos que não gosta.
Portanto recomendamos ração extrusada para psitacídeos, esta poderá ser a base da alimentação. Farinhada de ovos para psitacídeos pode ser oferecida periodicamente (3x por semana). Também recomendamos o fornecimento de frutas,legumes e verduras da época.Os alimentos devem ser frescos, saldáveis e em quantidades corretas. A diversificação dos alimentos leva o fornecimento de diferentes vitaminas e minerais enriquecendo a alimentação mantendo as aves sadias.
É necessário o fornecimento de alimentos mais duros para que a ave possa exercitar o bico.
O desmame deve ser feito aos poucos, oferecendo a ração e retirando as doses de papas aos poucos
BANHO
Os papagaios adoram banhar-se na chuva. Portanto , banhos semanais são muito bem vindos.Devemos estar atentos à temperatura, em épocas mais quentes a freqüência de banhos pode ser maior, assim como em épocas muito frias diminuir a quantidade de banhos.Não devemos encharcar o animal,pois poderá apresentar hipotermia,para banhos utilize um pulverizador manual, como aqueles usados para jardinagem ou mesmo à mangueira. Nunca espirre diretamente na direção do animal, aponte o pulverizador para cima simulando uma chuva natural.Depois deixe que ele seque naturalmente ao sol,tomando cuidado para não deixa-lo totalmente exposto ao sol quente, ele deve ir para a sombra quando desejar.faça dessa prática um momento de interação com sua ave,você vai perceber como ela fica feliz. Os papagaios também apreciam banhos de sol diariamente, que deveriam ocorrer no período da manhã (até as 10h) ou à tarde (após as 16h)
Veja os exemplos abaixo:
LIMPEZA DE GAIOLA
As gaiolas,os poleiros, os comedouros e bebedouros devem ser limpos diariamente se possível ao anoitecer para que a ave possa dormir confortavelmente, de preferência com água e sabão neutro.evitar produtos químicos fortes que volatilizam prejudicando o animal.
CORTE DE UNHA
O animal deve exercitar-se bastante em diferentes superfícies e poleiros de diferentes diâmetros.O uso de poleiros lixa evita o manejo do corte das unhas.Se for necessário o corte deve ser feito com cuidado para não sangrar.Cortar apenas as pontinhas que não tem irrigação.Procure cortar poucos milímetros de cada vez.Pode-se ultilizar cortador de unha.caso ocorra sangramento que não para,aplicar anti-séptico coagulante, cauterizar ou aplicar super cola de secagem rápida para conter a hemorragia e procure seu veterinário.As pontas aparadas podem ser arredondadas com lixa de unha.
SONO
Os papagaios necessitam de 10 a 12 horas de sono diários. O local deve ser escuro, sem barulho e sem movimento.Se não houver um aposento só para ele,cubra a gaiola com um tecido. O local deve ser silencioso para que a ave possa descansar.Não fecha completamente a gaiola permitindo ventilação.Evite lugares úmidos ou com corrente de vento.A falta de sono leva o animal ao estresse,podendo apresentar doenças e comportamentos alterados.
CORTE DE PENAS
Corta-se com tesoura afiada as penas remiges primárias de uma das asas. São aproximadamente 10 penas a serem cortadas. Pode-se deixar duas penas distais (na ponta da asa) por razões estéticas e para proteger a asa contra atrito na gaiola e traumas. Após o corte é preciso avaliar a capacidade de vôo do papagaio num ambiente restrito, de modo a assegurar-se que a ave é incapaz de realizar vôos longos. Penas em crescimento estão envoltas numa bainha e por terem farta irrigação sangüínea, sangram muito ao corte. Portanto, não é recomendado o corte dessas penas em crescimento. Um novo corte das penas deve ser feito de tempos em tempos, conforme a necessidade. Papagaios que são mantidos em viveiros ou gaiolões não necessitam de corte das penas.


